Pular para o conteúdo principal

Como Remover Rugas Faciais Profundas

É impossível simplesmente fazer as rugas desaparecerem – especialmente as profundas –, mas é definitivamente possível minimizar a aparência delas. Ter um estilo de vida saudável e usar tratamentos antirrugas reduzirá a aparência e a formação de rugas faciais novas.



Parte 1 - Desenvolvendo uma boa rotina de cuidados com a pele

1 - Use protetor solar. Estudos já declararam o nome do pior causador de rugas que há: o sol. Use um protetor de amplo espectro (UVA e UVB) com FPS 30. Usar protetor com FPS 50 não é necessário, a não ser em casos extremos.

Usá-lo é fundamental mesmo em dias nublados e ter a pele bronzeada não quer dizer que você seja automaticamente mais resistente ao sol. Use protetor solar e ponto final.
Isso não apenas previne o surgimento de novas rugas, mas também reduz as chances de ter câncer de pele.

Reaplique o protetor solar a cada duas horas.

2 - Lave o rosto diariamente. Médicos recomendam que se lave o rosto duas vezes ao dia, no máximo. O exagero pode eliminar a oleosidade natural da pele, o que contribui para o agravo das rugas já existentes e até para o surgimento de rugas novas.
Mesmo que sua pela seja oleosa, não lave o rosto mais de duas vezes por dia, pois isso pode acabar irritando a pele e, se você tem acne, o ressecamento pode contribuir para o agravamento de mais esse quadro clínico.
Pessoas com a pele madura (a partir dos 40 anos) podem dar-se o luxo de usar um gel de limpeza facial à noite e simplesmente lavá-lo ao acordar.[8]

3 - Use um tônico facial depois de lavar o rosto. Isso equilibra o pH do rosto e deixa a aparência fresca e saudável –, mas escolha um que não tenha álcool na fórmula, pois eles tendem a ressecar a pele.

4 - Use um bom hidratante, específico para o tratamento antirrugas. Muitos hidratantes têm ingredientes direcionados para combater e prevenir o surgimento de rugas. Passe-o duas vezes por dia, pela manhã e à noite.

Há pouca diferença entre cremes para uso diurno e noturno; no entanto, alguns ingredientes comumente encontrados em hidratantes se tornam ineficazes quando expostos aos raios solares. O retinol, por exemplo, conhecido por sua eficácia no combate às rugas, tem seus efeitos anulados pela luz do sol.

5 - Use um bom creme para a região dos olhos. A pele ao redor dos olhos é diferente do resto do rosto, ela é mais fina e delicada, por isso enruga e fica flácida mais rápido. É um investimento válido unir os efeitos de um bom hidratante a um creme para os olhos.
Procure um que contenha colágeno, vitamina C, peptídeos e/ou retinol.

Parte 2 - Escolhendo o tratamento antirrugas apropriado

1 - Trate as rugas com retinoides. Alguns profissionais da saúde dizem que os retinoides são o melhor jeito comprovado de reduzir as rugas e outros sinais de envelhecimento. No início, o tratamento pode causar vermelhidão e descamação, mas assim que ela passa a aparência das rugas fica menos evidente. Vá a um dermatologista e informe-se a respeito.

Muitas marcas vendidas amplamente nas farmácias produzem cremes com retinoide, uma forma menos irritante e agressiva de usar o ácido retinoide. Esses cremes não exigem prescrição médica e variam muito de qualidade de acordo com a marca, portanto, é bom pesquisar bem antes de comprar.

O retinol deteriora quando exposto ao ar e à luz, portanto, escolha um produto que cuide de ambos os aspectos. Procure marcas que ofereçam tratamentos de retinol em cápsulas de dose única, garrafas de vidro opacas fechadas a vácuo ou recipientes de alumínio.

2 - Use produtos para a pele que contenham idebenona. A idebenona é um antioxidante poderoso. Um estudo recente demonstrou que em seis semanas de uso tópico, a idebenona reduziu marcas de expressão e rugas em 29%.

3 - Use produtos que contenham alfa-hidroxiácidos. Os alfa-hidroxiácidos não irritam tanto a pele quanto os retinoides, mas também não geram os mesmos resultados. Estes produtos reduzirão as rugas sutilmente.

4 - Use produtos que contenham antioxidantes. As vitaminas A, C e E, além do betacaroteno, podem amenizar a aparência das rugas.

5 - Tente fazer peeling. Existe uma grande variedade de produtos para peeling químico nas farmácias e ele também pode ser feito em consultórios e clínicas. Saiba que, quanto mais profundo for o peeling, mais irritada a pele ficará. O peeling pode deixar cicatrizes e alterar a cor da pele do rosto.

6 - Os produtos para peeling com ácido glicólico são superficiais e reduzem as linhas finas.
Os que têm ingredientes como ácido salicílico e tricloroacético agem mais profundamente do que os ácidos glicólicos e são melhores na remoção das linhas

7 - Considere fazer resurfacing com laser. Isso estimulará a produção de colágeno, deixando a pele mais macia. Para rugas particularmente profundas, em que nada mais funciona, pergunte ao médico se essa seria uma boa opção.

8 - Marque uma consulta com um especialista. Se já tentou de tudo e ainda luta para reduzir ou remover as rugas, fale com um dermatologista. Ele poderá ajudar a escolher a melhor opção para você, seja em forma de remédios, procedimentos médicos ou cremes.

Parte 3 - Fazendo ajustes no estilo de vida

1 - Evite o sol. Dezenas de estudos nomeiam o sol como a maior causa de envelhecimento. Um estudo até revelou que a exposição exagerada tem mais importância do que a hereditariedade como fator determinante para as rugas. É melhor andar pela sombra!
Cubra-se bem se for sair ao sol; use óculos-escuros, chapéu e protetor solar de FPS 30, no mínimo.
Evite sair entre 10h00 e 15h00, horários em que o sol está mais forte.

2 - Não fume. Muitos estudos revelaram que a fumaça do cigarro envelhece a pele, pois libera uma enzima que dissolve o colágeno e a elastina, importantes para manter a pele firme e jovem.

3 - Evite bebidas alcoólicas. O consumo excessivo de álcool pode danificar os vasos sanguíneos da pele, além de prejudicar o fígado, o que também causa rugas.

4 - Beba bastante água. As rugas aparecem principalmente por causa da desidratação. Beber bastante água ajudará a manter a pele saudável e bonita; se não souber como calcular a quantidade diária de água que deve beber, multiplique seu peso em quilos por 35 ml.

Por exemplo, para uma mulher com 75 kg, a conta seria 75 kg x 35 ml = 2600 ml (2,6 litros).
Caso você se exercite ou viva em um país de clima quente (e transpire muito), essa quantidade aumenta.

Um jeito confiável de saber se você está consumindo água suficiente é prestar atenção à urina: se ela estiver amarelo-escura ou com cheiro forte, é porque você não está tomando água o suficiente.

5 - Coma alimentos naturalmente anti-inflamatórios. Alguns médicos atribuíram a má qualidade da pele (inclusive as rugas), câncer e doenças cardíacas à inflamação. Tenha uma dieta rica em frutas e vegetais, oleaginosas, grãos integrais e proteínas magras.

Evite alimentos que tenham muito açúcar – especialmente os processados.

6 - Consuma antioxidantes. Os antioxidantes como as vitaminas E, C e A são essenciais para a saúde cutânea. Para consumir o suficiente desses nutrientes, coma entre cinco e sete porções de frutas frescas e vegetais diariamente.

Algumas recomendações caso você não saiba por onde começar: tomates, frutas cítricas, vegetais folhosos escuros e cenoura.

Além de comer comidas com vitamina C, usá-la como ingrediente tópico pode reduzir a aparência das rugas. A forma mais potente de vitamina C para uso tópico é o ácido l-ascórbico – procure esse ingrediente nos cremes faciais.

7 - Consuma vitamina K. Alguns estudos relacionaram a vitamina K ao aumento da elasticidade da pele. Vegetais folhosos escuros como o espinafre, a couve-de-folhas e o brócolis são ricos em vitamina K.

8 - Durma bastante. Não dormir a quantidade de horas necessárias para descansar de verdade produz cortisol, que danifica células epiteliais; além disso, dormir bastante produz mais hormônio do crescimento, o que dá um aspecto flexível e firme à pele.

Adultos devem dormir entre sete e nove horas por noite e adolescentes devem dormir entre oito e nove horas e meia por noite.

Quando você dormir, tente deitar de barriga para cima. Dormir nessa posição ajuda a prevenir que rugas surjam nas bochechas e no queixo por dormir de lado, e na testa por dormir de barriga para baixo.

9 - Reduza o estresse. O cortisol, aquele que danifica as células epiteliais, também promove a formação de rugas e é o primeiro hormônio liberado com o estresse. Além disso, as expressões físicas de estresse podem levar a rugas mais profundas – rugas de mau humor ao redor da boca, na testa e entre as sobrancelhas. Tente o seguinte:

Medite por alguns minutos todos os dias. Sente-se ereto em uma cadeira, ou no chão com as pernas cruzadas. Feche os olhos e concentre-se em um mantra positivo – por exemplo, “Eu me sinto em paz”, ou “Eu inspiro amor e expiro o medo”. Pouse uma das mãos gentilmente sobre o estômago para se lembrar de respirar profundamente com a barriga.

Pratique respirar fundo. Sente-se ereto com os olhos fechados e a mão no abdômen. Inspire lentamente pelo nariz, imaginando que está enchendo um balão dentro do estômago. Expire lentamente pela boca, prestando atenção em como seu corpo se sente quando o ar sai de você.

Faça algo bacana por si mesmo. Acenda algumas velas e tome um bom banho com óleo de lavanda, que reduz o estresse. Saia para uma caminhada, atento a tudo que o cerca. Assista 10 minutos de vídeos de gatinhos na internet. Não importa o que o relaxa, faça-o!

Dicas
Use maquiagem para disfarçar a aparência das rugas: hidrate o rosto, passe um primer antes da base, use uma base leve e hidratante e espalhe bem um pouco de pó facial mineral; depois disso, siga uma linha mais natural, destaque os olhos e use um batom à prova de beijo, que não penetre nas linhas ao redor da boca.

Há quem diga que usar fronhas de cetim ou seda previne rugas, mas não há evidências científicas.
Se quiser fazer só uma dessas coisas todas para cuidar da pele, que seja usar protetor solar.
Ter uns quilinhos a mais ajuda porque as rugas são preenchidas, conferindo uma aparência mais jovem. Isso se aplica especialmente às mulheres acima dos 40; não quer dizer que você deva engordar, mas é bom saber caso você esteja tentando perder peso.

Fonte: http://pt.wikihow.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial Beleza! De limpeza de pele a plástica, 15 tratamentos para fazer no rosto

Peeling É o campeão entre os procedimentos estéticos mais procurados – especialmente no inverno. É usado para melhorar a textura da pele, promover o clareamento e tratar manchas. Pode ser superficial, como os de cristal ou diamante, que agem somente nas camadas mais externas, estimulando a renovação celular, ou profundo, do tipo que utiliza agentes químicos, como ácidos, que agem na derme. — Todos os tipos de peeling, especialmente os que agem nas camadas profundas, devem ser feitos no inverno. Isso porque a cobertura celular fica muito sensível após o procedimento, podendo ser muito prejudicada pela radiação solar — afirma a dermatologista Ana Scheibe. Os peelings mais leves têm recuperação quase imediata, sem deixar marcas. Já os químicos mais profundos podem requerer um período de recuperação, mas que geralmente não é longo. Laser e luz pulsada Utilizados em diferentes frequências, servem para fins diversos, como a melhora de manchas e cicatrizes, remoção de tatuag...

Os 2 Principais Antioxidantes que Combatem as Rugas

Os Principais Antioxidantes que Combatem as Rugas que poucos conhecem. Tomar Antioxidantes é uma maneira de realizar um tratamento antienvelhecimento sem esforço e com segurança. Os Antioxidantes são cientificamente comprovados para combater as rugas a mais de cinquenta anos. Você pode encontrar um alto teor de Antioxidantes em alimentos como: Passas; Mirtilos; Cranberries; Framboesas; Ameixas; Espinafre; Brócolis; Couve de Bruxelas. Conheça detalhadamente, Os 2 Principais Antioxidantes que Combatem as Rugas: Vitamina C: A vitamina C é um Antioxidante usado por muitas mulheres, não só pela imunidade à doença, como também um complemento significativo para beleza. Isso ajuda no reparo da pele danificada e promove a criação de colágeno. É importante ter em mente que aquelas pessoas com baixos níveis de vitamina C são muitas vezes mais suscetíveis a danos na pele. É recomendável que consuma, no mínimo, 500 mg a 2000 mg por dia de vitamina C. Vitamina A: A defi...

A pele fica com mais rugas no inverno ?

CONFIRA OS EFEITOS DO RESSECAMENTO CAUSADO PELO FRIO E APRENDA A AMENIZÁ-LO A sensação de pele ressecada no frio é uma antiga conhecida das mulheres, mas o que muitas não sabem é que esse incômodo pode se transformar em rugas e linhas de expressão. Quem explica é a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle, que alerta para o perigo da falta de cuidados com o rosto no inverno - confira! CONHEÇA QUAIS FATORES MAIS RESSECAM A PELE NO INVERNO As baixas temperaturas do inverno influenciam, mas não são o único fator decisivo para que a pele fique mais ressecada. "O vento, o tempo seco e a baixa transpiração também aumentam o ressecamento", conta Dra. Jomara, que explica as consequências de todas essas agressões: "a pele fica com aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e, muitas vezes, descamando", diz. O RESSECAMENTO DA PELE NO FRIO PODE SER RESPONSÁVEL POR CAUSAR RUGAS Além do incômodo e da descamação, o ressecamento do inverno pode agravar o quadr...