Pular para o conteúdo principal

Cuidados com a Área dos Olhos

A área ao redor dos olhos é a parte mais sensível, fina e delicada do rosto e deve ser tratada com cuidados especiais. A área ao redor dos olhos realiza muitas contrações e é a parte mais exposta do rosto: é extremamente frágil e também é a área mais propensa a sinais de envelhecimento.

Além de tudo isso, esta área está sujeita a movimento constante dos músculos, e não possui muitas fibras de colágeno e elastina. A área sofre muito também com a desidratação e a fragilidade dos pequenos vasos que irrigam a região dos olhos. Em virtude de todos estes aspectos, não fica difícil concluir que os tratamentos para a área dos olhos devem, realmente, ser muito especiais.

Rugas, linhas de expressão, pés-de-galinha, olheiras, bolsas e inchaços são os principais problemas encontrados nessa região. Eles se iniciam lentamente e, se não forem combatidos, dão um aspecto extremamente envelhecido à pele.



Cuidados com a Área dos Olhos
Rugas e Linhas de Expressão

As rugas são depressões que aparecem primeiramente na região dos olhos e são originadas devido a problemas no comportamento das fibras de colágeno e elastina. As linhas de expressão são linhas que se formam com gestos ou expressões repetitivas.

Pés-de-Galinha

Os pés-de-galinha são as rugas que saem do canto lateral dos olhos, deixando a expressão do olhar pesada e marcada. Essas marcas aparecem devido ao desgaste das interconexões que ligam os músculos à derme.

Olheiras

As olheiras são alterações pigmentares ou vasculares, que podem ser intensificadas após uma noite mal dormida ou durante o período pré-menstrual em mulheres. Também podem ser causadas por predisposição genética. Surgem devido ao acúmulo de hemoglobinas (presentes nos vasos sanguíneos e responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue) – na região logo abaixo dos olhos. Saiba mais sobre olheiras.

Bolsas e Inchaço

As bolsas são um acúmulo de lipídeos que estimulam o afrouxamento dos tecidos cutâneos da pálpebra. O inchaço geralmente ocorre pela manhã ao acordar. São mini edemas e ocorrem porque, quando deitamos, todo o sistema do canal linfático funciona mais lentamente devido às pálpebras permanecerem imóveis por um longo período.

Cuidados Especiais com a Área dos Olhos

O melhor cuidado é a prevenção. A partir dos 27 anos de idade, pode-se começar a usar um produto para a área dos olhos. Além da hidratação, que é muito importante nessa região da face, produtos que contenham ativos como as vitaminas A, E e C estimulam a renovação celular e combatem os radicais livres.
Utilizar óculos escuros com proteção ultravioleta, que preservam as fibras colágenas e a textura da pele, mesmo quando começa o processo de envelhecimento. Além disso, sempre usar filtro solar na região.
Cuidados com a limpeza são essenciais. Deve-se sempre retirar toda a maquiagem antes de dormir, utilizando sabonete ou loção de limpeza e demaquilante adequados para área dos olhos.
Usar hidratante e cremes de tratamentos específicos para área dos olhos.


Tratamentos para Região dos Olhos

Laser Pearl

Fracionado, equipamento americano da empresa Cutera, que já está disponível e trata com excelência essas rugas. Feito em duas a três sessões, gera uma descamação leve a moderada por quatro dias, surgindo uma pele nova por baixo. O uso de laser ou luz pulsada é o método mais moderno para eliminar olheiras, pois a energia do laser é atraída pelo pigmento do vaso e acaba destruindo-o.

Botox

A toxina botulínica / botox pode ser empregada com ótimos resultados na suavização das rugas de expressão localizadas ao redor dos olhos.
A aplicação, feita em média de duas a três vezes por ano, depende da força do músculo. De um modo geral, após da terceira sessão o músculo enfraquece, ou seja, a região não fica mais tão marcada como era antes. Nos casos em que as rugas são mais aparentes, o preenchimento injetável tem resultado eficaz.

Drenagem Linfática

Pode ser feita manualmente por uma profissional especializada, sendo indicada para casos de retenção de líquidos na região abaixo dos olhos.

Peeling

Os peelings superficiais são os mais indicados para região dos olhos. Melhoram a textura da pele, clareiam manchas e atenuam rugas finas, além de estimular a renovação do colágeno que dá melhor firmeza à pele.

Cremes Hidratantes – os melhores Ativos

Pantenol: Também chamado de pró-vitamina B5, este ativo de alto potencial regenerativo e de umectação local, reduz satisfatoriamente as rugas e marcas de expressão.

Vitamina E: Ativo estimulante e protetor da microcirculação, agindo contra as deficiências circulatórias sanguínea e linfática, o que ajuda na redução de olheiras.

Vitamina C: Ativo antioxidante, de estimulação da síntese de colágeno e elastina, de diminuição da síntese de melanina e de aumento da renovação celular, atuando assim no controle das olheiras e na redução das rugas e marcas de expressão.

Ácido Hialurônico: Mucopolissacarídeo que faz parte da estrutura dos glicosa-minoglicanos e que age como retentor hídrico e reestruturador do micro-relevo cutâneo, oferecendo redução de impacto do ressecamento e das linhas finas.

Ácido Kójico: Ativo biotecnológico derivado do arroz, com excelente potencial drenante, clareador e ativador da circulação, o que previne e reduz o escurecimento e o inchaço na área dos olhos.

Colágeno: Atua como mimetizador do colágeno produzido pela pele reforçando as estruturas de sustentação da área dos olhos.

Fonte: http://belezaesaude.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial Beleza! De limpeza de pele a plástica, 15 tratamentos para fazer no rosto

Peeling É o campeão entre os procedimentos estéticos mais procurados – especialmente no inverno. É usado para melhorar a textura da pele, promover o clareamento e tratar manchas. Pode ser superficial, como os de cristal ou diamante, que agem somente nas camadas mais externas, estimulando a renovação celular, ou profundo, do tipo que utiliza agentes químicos, como ácidos, que agem na derme. — Todos os tipos de peeling, especialmente os que agem nas camadas profundas, devem ser feitos no inverno. Isso porque a cobertura celular fica muito sensível após o procedimento, podendo ser muito prejudicada pela radiação solar — afirma a dermatologista Ana Scheibe. Os peelings mais leves têm recuperação quase imediata, sem deixar marcas. Já os químicos mais profundos podem requerer um período de recuperação, mas que geralmente não é longo. Laser e luz pulsada Utilizados em diferentes frequências, servem para fins diversos, como a melhora de manchas e cicatrizes, remoção de tatuag...

Os 2 Principais Antioxidantes que Combatem as Rugas

Os Principais Antioxidantes que Combatem as Rugas que poucos conhecem. Tomar Antioxidantes é uma maneira de realizar um tratamento antienvelhecimento sem esforço e com segurança. Os Antioxidantes são cientificamente comprovados para combater as rugas a mais de cinquenta anos. Você pode encontrar um alto teor de Antioxidantes em alimentos como: Passas; Mirtilos; Cranberries; Framboesas; Ameixas; Espinafre; Brócolis; Couve de Bruxelas. Conheça detalhadamente, Os 2 Principais Antioxidantes que Combatem as Rugas: Vitamina C: A vitamina C é um Antioxidante usado por muitas mulheres, não só pela imunidade à doença, como também um complemento significativo para beleza. Isso ajuda no reparo da pele danificada e promove a criação de colágeno. É importante ter em mente que aquelas pessoas com baixos níveis de vitamina C são muitas vezes mais suscetíveis a danos na pele. É recomendável que consuma, no mínimo, 500 mg a 2000 mg por dia de vitamina C. Vitamina A: A defi...

A pele fica com mais rugas no inverno ?

CONFIRA OS EFEITOS DO RESSECAMENTO CAUSADO PELO FRIO E APRENDA A AMENIZÁ-LO A sensação de pele ressecada no frio é uma antiga conhecida das mulheres, mas o que muitas não sabem é que esse incômodo pode se transformar em rugas e linhas de expressão. Quem explica é a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle, que alerta para o perigo da falta de cuidados com o rosto no inverno - confira! CONHEÇA QUAIS FATORES MAIS RESSECAM A PELE NO INVERNO As baixas temperaturas do inverno influenciam, mas não são o único fator decisivo para que a pele fique mais ressecada. "O vento, o tempo seco e a baixa transpiração também aumentam o ressecamento", conta Dra. Jomara, que explica as consequências de todas essas agressões: "a pele fica com aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e, muitas vezes, descamando", diz. O RESSECAMENTO DA PELE NO FRIO PODE SER RESPONSÁVEL POR CAUSAR RUGAS Além do incômodo e da descamação, o ressecamento do inverno pode agravar o quadr...