Pular para o conteúdo principal

Tratamentos anti-idade podem ser viciantes, diz estudo

Estudo elaborado por professora de universidade americana indica que a recorrente aplicação da toxina botulínica e de outras substâncias de combate às rugas podem estimular dependência comportamental

Quinze anos atrás, o lançamento do Botox mudou radicalmente a indústria da beleza em todo o mundo pela capacidade de disfarçar rugas e marcas de expressão no rosto instantaneamente. Ainda hoje, sua popularidade não dá sinais de queda, mas o sucesso da substância, bem como dos preenchimentos faciais, pode estar relacionado à capacidade de viciar. Esta é a conclusão de um estudo feito por Dana Berkowitz, professora de sociologia da Universidade Estadual de Louisiana.

No livro, intitulado de Botox Nation: Changing the Face of America, a americana questiona se os médicos estão criando um comportamento viciante nas mulheres ao sugerirem a aplicação periódica do medicamento cada vez mais cedo.

"O problema é que o Botox dura apenas de quatro a seis meses, então, uma vez que você começa a ver as marcas [no rosto], você retorna [ao dermatologista]", explicou à Marie Claire americana. "Mulheres que entrevistei falaram sobre isso, dizendo ser viciante".

Mas não é apenas o prazo de validade do medicamento que faz as mulheres voltarem frequentemente ao consultório. A tentativa de prevenir o surgimento de marcas que ainda nem apareceram também são parte do problema, constatou.

"Amo o Botox, mas o problema é que parei de prestar atenção na testa e, agora, começo a notar o bigode chinês ao redor da boca. Acho que quero fazer algo lá", afirmou uma das entrevistadas pela professora.

Berkowitz critica em seu livro o conceito de prevenção nos cuidados com a beleza por acreditar que ele é mais uma ferramenta de fazer as mulheres se sentirem inadequadas.

Por outro lado, o Botox é um medicamento aprovado pela ANVISA usado não somente no combate às rugas faciais decorrentes da hipermovimentação muscular, mas também obstrui glândulas de suor em pessoas com problemas de transpiração excessiva. A toxina botulínica é ainda usada em tratamentos contra a depressão.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especial Beleza! De limpeza de pele a plástica, 15 tratamentos para fazer no rosto

Peeling É o campeão entre os procedimentos estéticos mais procurados – especialmente no inverno. É usado para melhorar a textura da pele, promover o clareamento e tratar manchas. Pode ser superficial, como os de cristal ou diamante, que agem somente nas camadas mais externas, estimulando a renovação celular, ou profundo, do tipo que utiliza agentes químicos, como ácidos, que agem na derme. — Todos os tipos de peeling, especialmente os que agem nas camadas profundas, devem ser feitos no inverno. Isso porque a cobertura celular fica muito sensível após o procedimento, podendo ser muito prejudicada pela radiação solar — afirma a dermatologista Ana Scheibe. Os peelings mais leves têm recuperação quase imediata, sem deixar marcas. Já os químicos mais profundos podem requerer um período de recuperação, mas que geralmente não é longo. Laser e luz pulsada Utilizados em diferentes frequências, servem para fins diversos, como a melhora de manchas e cicatrizes, remoção de tatuag...

Os 2 Principais Antioxidantes que Combatem as Rugas

Os Principais Antioxidantes que Combatem as Rugas que poucos conhecem. Tomar Antioxidantes é uma maneira de realizar um tratamento antienvelhecimento sem esforço e com segurança. Os Antioxidantes são cientificamente comprovados para combater as rugas a mais de cinquenta anos. Você pode encontrar um alto teor de Antioxidantes em alimentos como: Passas; Mirtilos; Cranberries; Framboesas; Ameixas; Espinafre; Brócolis; Couve de Bruxelas. Conheça detalhadamente, Os 2 Principais Antioxidantes que Combatem as Rugas: Vitamina C: A vitamina C é um Antioxidante usado por muitas mulheres, não só pela imunidade à doença, como também um complemento significativo para beleza. Isso ajuda no reparo da pele danificada e promove a criação de colágeno. É importante ter em mente que aquelas pessoas com baixos níveis de vitamina C são muitas vezes mais suscetíveis a danos na pele. É recomendável que consuma, no mínimo, 500 mg a 2000 mg por dia de vitamina C. Vitamina A: A defi...

A pele fica com mais rugas no inverno ?

CONFIRA OS EFEITOS DO RESSECAMENTO CAUSADO PELO FRIO E APRENDA A AMENIZÁ-LO A sensação de pele ressecada no frio é uma antiga conhecida das mulheres, mas o que muitas não sabem é que esse incômodo pode se transformar em rugas e linhas de expressão. Quem explica é a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle, que alerta para o perigo da falta de cuidados com o rosto no inverno - confira! CONHEÇA QUAIS FATORES MAIS RESSECAM A PELE NO INVERNO As baixas temperaturas do inverno influenciam, mas não são o único fator decisivo para que a pele fique mais ressecada. "O vento, o tempo seco e a baixa transpiração também aumentam o ressecamento", conta Dra. Jomara, que explica as consequências de todas essas agressões: "a pele fica com aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e, muitas vezes, descamando", diz. O RESSECAMENTO DA PELE NO FRIO PODE SER RESPONSÁVEL POR CAUSAR RUGAS Além do incômodo e da descamação, o ressecamento do inverno pode agravar o quadr...